A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), da delegação de Bragança, vai receber na próxima quinta-feira, em Lisboa, o Prémio Arco-Íris pelo projeto “Bragança, diversidades contigo”.

O projeto consiste em oferecer um acesso a um sistema de saúde digno e a cuidados específicos das pessoas trans. Visto que a falta destes sistemas acaba por “empurrar” estas pessoas para contextos discriminatórios, inseguros e que reforçam a desigualdade social, o objetivo da CVP de Bragança é contrariar este cenário.

Segundo o comunicado, com o apoio de profissionais especializados, o projeto “Bragança, Diversidades Contigo!” aposta em ações de formação, promove o acesso a consultas especializadas e facilita processos de afirmação, estabelecendo-se como espaço de referência ao apoio a pessoas trans no distrito.

Os Prémios Arco-Íris são atribuídos pela Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e regressam na sua primeira cerimónia com público após a pandemia, acolhida em “prime time” pelo LuxFrágil e galardoando pessoas e entidades que se distinguiram e tornaram visíveis, ao longo dos anos de 2021 e 2022, na luta contra a discriminação.

De referir que esta iniciativa pertence à maior e mais antiga associação LGBTI+ de Portugal, que tem como objetivo celebrar “pessoas e instituições que se distinguiram ao longo do ano de 2021 e 2022 na luta contra a discriminação em função da orientação sexual, da expressão e identidade de género e características sexuais no nosso país”, explica a organização.

As relações inter-associativas também serão celebradas e dos prémios são atribuídos pela rede ex aequo – associação de jovens lgbti e apoiantes e pela AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género.

Jornalista: Rita Teixeira

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Design sem nome (5)
Artigo anteriorPSD QUESTIONA QUAL O “REAL COMPROMISSO” DO GOVERNO NA REATIVAÇÃO DA LINHA DO DOURO
Próximo artigo‘XYLELLA FASTIDIOSA’ JÁ LEVOU À CRIAÇÃO DE SETE ZONAS DEMARCADAS NO NORTE