O Parque Natural de Montesinho celebrou ontem o 43.º aniversário que foi marcado por queixas do autarca de Bragança, Hernâni Dias, relativamente aos projetos, para a área protegida, com financiamento aprovado de fundos comunitários que “não acontecem”, porque são chumbados pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O presidente da Câmara de Bragança aproveitou a data para se queixar do Plano de Ordenamento do parque, que tem 14 anos. Em declarações à Lusa, considerou que “está mais do que na altura de ser revisto”, pois logo na época “foi tremendamente contestado e até ao dia de hoje ainda não houve nenhuma correção”.

Sublinhou ainda que “é uma perda para todo o território quando nós temos a necessidade de aplicar fundos comunitários e não o fazemos por incapacidade de enquadramento desses fundos no plano de ordenamento vigente”.

Segundo a Lusa, a diretora regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Sarmento, reconheceu a necessidade de “fazer alguns ajustamentos e evoluir algumas situações”, mas ressalvou que para preservar o património do parque, que se estende pelos concelhos de Bragança e Vinhais, “tem que haver regras bem definidas e estruturadas”.

Depois de ouvir as críticas por parte do autarca, Sandra Sarmento referiu que até ao próximo ano prevê que esteja concluído o processo de recondução de plano a programa, com alterações às regras atuais.

Recorde-se que o parque natural é gerido pelo ICNF e a co-gestão está a cargo dos presidentes de câmara de Bragança e Vinhais.

Jornalista: Rita Teixeira

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n