A maior parte das situações diz respeito a quedas de árvores (202), inundações (116) e limpeza de vias (104).

Em declarações à agência Lusa, Pedro Araújo, comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, mencionou que “não há ocorrências com gravidade. [Hoje] Têm estado a ser registadas ocorrências sobretudo na região Norte devido à precipitação e vento”.

As 526 ocorrências envolveram 1.979 operacionais acompanhados de 725 veículos.

De relembrar que o distrito de Vila Real esteve sobre aviso laranja até às 12h00 desta segunda-feira, tendo passado a amarelo até às 06h00 de terça-feira. O IPMA colocado, também, outros distritos sob o mesmo aviso, nomeadamente o de Bragança, entre as 12h00 de hoje e as 06h00 de terça-feira, devido à chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

No domingo, a ANEPC- Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, alertou a população para a continuação do mau tempo até terça-feira, com chuvas e ventos fortes.

As previsões do IPMA são de continuação do mau tempo nos próximos dias, entre chuva intensa, vento e agitação marítima forte e possibilidade de trovoada.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Slider