O Partido Social Democrata oficializou, no sábado, 9 de agosto, a candidatura de Guilherme Pires à presidência da Câmara Municipal de Boticas nas eleições autárquicas de 2025. O anúncio decorreu no Pavilhão Multiusos e contou com a presença do secretário-geral do partido, Hugo Soares.
Aos 58 anos, o atual presidente do município avança para novo mandato sob o lema “Um Por Todos, Todos por Boticas”, sendo o primeiro candidato a apresentar-se no concelho. Durante a sessão foram igualmente revelados os nomes que integram as listas à Câmara, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia.
Advogado de profissão, Guilherme Pires possui um longo percurso autárquico: foi vice-presidente da Câmara entre 2013 e 2021, presidente da Junta de Freguesia de Boticas de 2009 a 2013 e desempenhou funções em várias instituições locais, como a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e a Santa Casa da Misericórdia.
Para a Assembleia Municipal, o PSD aposta em Fernando Queiroga, deputado na Assembleia da República e antigo presidente da Câmara, impedido por lei de se recandidatar ao cargo que ocupou durante três mandatos. Isabel Torres, atual vice-presidente da autarquia, mantém-se como número dois da lista à Câmara. Entre os restantes candidatos constam Paulo Miguel, Hélio Martins, Julieta Braz Adegas, Alfredo Gonçalves, Carina Baía, Cláudia Nabdali, Tiago Gonçalves e Raquel Oliveira.
O partido apresentou também nove dos dez candidatos às juntas de freguesia do concelho.
Além de Guilherme Pires, estão já confirmadas as candidaturas de José Miguel Fernandes (CDU), Xavier Barreto (independente apoiado pelo PS) e Isabel da Veiga Cabral (Chega).
Edgar Pedreiro
Foto: DR