A partir de hoje, quinta-feira entra oficialmente em funções a Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF), estrutura criada no seio da Polícia de Segurança Pública (PSP) para assumir competências antes atribuídas ao extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Conhecida como “mini SEF”, a UNEF arranca com cerca de 1.200 agentes preparados para assegurar o controlo de fronteiras nos aeroportos nacionais.

Com a dissolução do SEF, em 2023, várias responsabilidades foram distribuídas por diferentes entidades. A PSP fica com as funções de vigilância, fiscalização e segurança em fronteiras aéreas, e agora também passam para esta força as operações de afastamento, readmissão e retorno de cidadãos em situação irregular, que inicialmente tinham ficado sob tutela da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

Segundo um comunicado da PSP, o plano é reforçar gradualmente a UNEF até alcançar um efetivo de cerca de dois mil elementos, incluindo polícias, técnicos especializados, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil. O aumento de recursos está ligado não só à ampliação de competências, mas também à entrada em vigor do novo sistema europeu de registo de entradas e saídas, previsto para outubro de 2025, e à aplicação do Pacto Europeu para as Migrações e Asilo, que começará a vigorar em 2026.

A nova unidade ficará sob comando direto do diretor nacional da PSP e terá igualmente a responsabilidade de instaurar processos de contraordenação no âmbito da legislação sobre a entrada, permanência e afastamento de estrangeiros. As atuais divisões aeroportuárias da PSP, criadas após a extinção do SEF em Lisboa, Porto, Faro, Açores e Madeira, serão integradas na UNEF, mas a transição será progressiva, mediante despacho governamental, para assegurar uma adaptação sem ruturas.

A Redação,
Foto: DR

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorINCÊNDIO EM CHAVES REACENDE COM FORÇA E LANÇA NOITE DIFÍCIL PARA OS BOMBEIROS
Próximo artigoINCÊNDIO EM CHAVES ENTRA EM FASE DE RESCALDO APÓS NOITE DE COMBATE INTENSO