É já no próximo dia 18 de setembro que cerca de 500 pessoas vão participar nas finais do campeonato de Jogos Tradicionais, em Bragança. 

A organização do campeonato coube à Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) com o objetivo de “recuperar e valorizar os jogos tradicionais”. Depois da forte adesão por parte dos participantes, em cada um dos concelhos, durante as fases de apuramento, as finais aproximam-se.

Em competição estão dezenas de equipas que vão mostrar as suas habilidades, técnica e perícia nos jogos do fito, raiola, relha, corrida de sacos, tração à corda, jogo do burro e dança das cadeiras. 

“Em alguns concelhos ainda se vão realizando encontros onde se praticam algumas destas modalidades, mas esta competição intermunicipal tem uma dimensão diferente e acreditamos que vai ter um impacto muito grande no território, no sentido de valorizarmos estes jogos coletivos”, refere Rui Caseiro, primeiro secretário da CIM-TTM. 

Sendo que em todas as modalidades é atribuído um troféu, para os três primeiros classificados de cada jogo, assim como um certificado de participação para todos os jogadores.

Recorde-se que o desafio foi lançado às comunidades dos nove concelhos que integram a CIM-TTM – Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

O projeto foi lançado no âmbito do programa Cultura para Todos, aprovado pelo Programa Operacional NORTE 2020 e conta ainda com a participação de equipas oriundas de sete instituições de apoio a pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade: ASCUDT, APADI, CEE – Bragança, APPACDM, CERCIMAC e o CAO do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires.

Jornalista: Rita Teixeira 

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n