Os museus geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) terão a partir de amanhã, 5 de julho, ao dispor novos recursos através da Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, também faz parte do  projeto.  

De forma a incentivar todos os visitantes, entre eles, crianças, jovens,idosos e pessoas com incapacidades visuais e auditivas, a plataforma MuseusPortugal.pt pretende criar uma experiência única através de vídeos e conteúdos 3D para os museus nacionais. 

Com a integração de Realidade Aumentada através de uma aplicação para o smartphone ou tablet, os visitantes terão acesso a uma sobreposição de imagens interativas à visão da realidade, assim como a conteúdos exclusivos ao visualizar um espaço ouuma obra de arte , onde será possibilitado o acesso a informações de texto, vídeo, fotografias e objetos volumétricos em 3D, tudo isto guiado por um robô virtual que o acompanhará por vários pontos de interesse nos espaços a visitar.

Numa primeira fase, os equipamentos estarão disponíveis em vários locais, como o Museu dos Biscainhos e o Museu D. Diogo de Sousa em Braga, o Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques de Bragança em Guimarães e o Museu do Abade de Baçal em Bragança.

O Museu de Lamego e o Museu da Terra de Miranda encontram-se, atualmente, encerrados para obras de manutenção e reabilitação. 

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e Museusportugal.pt pretendem trazer a Realidade do Mundo Virtual “Metaverso” e fazer a sua integração na Realidade de Visualização de todos os visitantes da rede de Museus.  

Jornalista: Inês Carvalho 

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n