No último ano, a Resíduos do Nordeste, empresa intermunicipal responsável pelo sistema de resíduos urbanos do distrito de Bragança e ainda do concelho de Vila Nova de Foz Coa, registou 4.159,47 toneladas provenientes da recolha seletiva multimaterial, revela a empresa em comunicado.

Trata-se de um crescimento de 4,12% comparativamente ao ano anterior, tendo sido recolhidas mais 164,45 toneladas de materiais (embalagens de papel / cartão, plástico e de vidro).

“Analisando o crescimento por fileira, registámos no papel/cartão mais 3,14%, no plástico 6,82% e no vidro 3,37%, um crescimento homogéneo ao nível dos três principais fluxos”, adianta o comunicado.

Para o Presidente do Conselho de Administração, este crescimento “significa a consolidação da aposta na recolha seletiva levada a cabo pela Resíduos do Nordeste ao longo dos últimos anos fruto de investimentos efetuados na recolha e no tratamento e valorização de resíduos”, escreve Hernâni Dias.

A RN disponibiliza à população cerca de 1000 ecopontos e 14 ecocentros, equipamentos que permitem uma grande cobertura do serviço de recolha seletiva.

Já na recolha indiferenciada registou-se uma diminuição de -3,39%, correspondente a -1.840,02 toneladas, o que “é um indicador importante rumo ao desenvolvimento sustentado dos municípios da área de intervenção da Resíduos do Nordeste”.

Hernâni Dias acredita que com a aprovação do PERSU 2030, “os desafios são muitos e temos de encontrar uma estratégia para cumprir as metas nacionais e comunitárias. A aposta passará pelo incremento da recolha seletiva multimaterial, através da colocação de mais ecopontos e de zonas de recolha porta-a-porta. A recolha de biorresíduos será uma oportunidade para a valorização orgânica deste fluxo produzindo composto e biogás”.

A terminar, a RN adianta que a estratégia para a gestão de resíduos na próxima década “está a ser delineada, sendo uma parte fundamental o envolvimento e colaboração de todos os cidadãos. Desenvolveremos ações de informação e sensibilização de forma a contribuirmos para uma Economia Circular com maior aproveitamento dos materiais e envolvimento da população”.

Jornalista: Fernando Pires

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n