A taxa de IVA às alheiras passa de 23% para 13%.

A proposta subscrita pelos deputados do PS dos Distritos de Bragança, Berta Nunes e Sobrinho Teixeira, no sentido de aplicar uma redução da taxa de IVA às alheiras de 23% para 13%, foi aprovada, esta terça-feira, em votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2024.

Segundo este grupo parlamentar, “a valorização de produtos locais de qualidade e a sua promoção contribui para a criação de emprego e combate ao despovoamento, promovendo desta forma a coesão territorial”, refere, em comunicado, enviado à redação do Canal N.

Destaca a importância desta descida para a taxa intermédia “para a indústria e comércio local de diversos territórios do Interior, como é o caso da região de Trás-os-Montes, mas também para a sua restauração e atração do turismo gastronómico”.

Recorde-se que esta era uma das reivindicações dos produtores da alheira, nomeadamente de Mirandela. Um pedido que também a autarca Júlia Rodrigues fez, na última edição da Feira da Alheira, no passado mês de março, ao secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços que esteve presente na abertura do evento. Contudo, na altura, Nuno Fazenda não avançou qualquer informação sobre a questão, ainda que tenha reconhecido a importância deste produto endógeno, ex-líbris da cidade transmontana.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorLABORATÓRIO REGIONAL DE TRÁS-OS-MONTES SUSPENDE ATIVIDADE
Próximo artigoVÍDEO: TERRAS DE TRÁS-OS-MONTES APRESENTA PLANO ESTRATÉGICO DE INVESTIMENTO PARA A PRÓXIMA DÉCADA