O Museu Abade de Baçal, em Bragança, reabriu ao público totalmente renovado, precisamente no ano em que assinala 110 anos de existência. A intervenção, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representou um investimento de cerca de 612.500 euros e foi acompanhada pela Câmara Municipal de Bragança, responsável pela execução das obras.

A profunda remodelação permitiu melhorar significativamente as condições de visita e reforçar a acessibilidade. Entre as intervenções realizadas contam-se a modernização dos sistemas de iluminação e climatização, a renovação das salas expositivas e a introdução de novos recursos interpretativos. Estes incluem conteúdos multilingues e QR Codes com narração em Língua Gestual Portuguesa, desenvolvidos com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito do projeto AcessIPBilidade.

Com estas melhorias, o museu passa a oferecer uma experiência mais inclusiva, contemporânea e alinhada com as expectativas dos públicos atuais, reforçando o seu papel enquanto equipamento cultural de referência na região.

A reabertura fica marcada também pela inauguração da exposição temporária “Olhar Portugal”, que reúne um conjunto de obras provenientes do Museu Nacional de Arte Antiga, conferindo um novo destaque ao diálogo artístico e patrimonial promovido pela instituição.

Jornalista: Luís Lopes 

Foto: CM Bragança 

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorSABROSA APRESENTA PROJETO-PILOTO DE RECOLHA DE BIORRESÍDUOS “DEVOLVE À TERRA, RECOLHE O FUTURO”
Próximo artigoMÚSICA E SOLIDARIEDADE MARCAM S. MARTINHO NO LAR DA SANTA CASA DE VILA REAL