O setor português do calçado está a dar um passo firme rumo à sustentabilidade com o projeto BioShoes4All, uma iniciativa que pretende revolucionar a forma como o calçado é produzido em Portugal. A partir de materiais como caroços de azeitona, restos de videira ou cascas de laranja, até agora considerados resíduos, o projeto quer criar soluções inovadoras e ecológicas para a indústria.

Reunindo 50 empresas e 20 entidades de investigação e desenvolvimento, o BioShoes4All tem como objetivo acelerar a transição do cluster português do calçado para uma economia circular e baseada em recursos renováveis.

Com um investimento total de 60 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto aposta na inovação tecnológica, na sustentabilidade e na valorização dos materiais naturais como pilares de um novo paradigma produtivo.

A iniciativa reforça a posição de Portugal como referência internacional na produção de calçado de qualidade e sustentável, promovendo um futuro mais verde e competitivo para o setor.

Jornalista: Vitória Botelho

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMUSEU DO ABADE DE BAÇAL REABRE EM NOVEMBRO COM EXPOSIÇÃO DO MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA
Próximo artigoALFÂNDEGA DA FÉ ASSINALA DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE COM ATIVIDADES DEDICADAS AO BEM-ESTAR E À SENSIBILIZAÇÃO SOCIAL