Nos dias 12, 13 e 14 de setembro, a freguesia de Mouçós e Lamares, no concelho de Vila Real, volta a ser palco de uma das manifestações religiosas mais singulares de Portugal: A Romaria da Senhora da Pena.
Realizada todos os anos no segundo domingo de setembro, esta romaria atrai milhares de fiéis e curiosos, sobretudo para assistir à imponente procissão onde se destacam os gigantescos andores, que atingem cerca de 23 metros de altura e são transportados aos ombros por mais de uma centena de homens. Com estruturas que chegam a pesar várias toneladas, os andores percorrem um trajeto de aproximadamente mil metros, equilibrados por cordas que garantem a segurança do cortejo e a estabilidade das estruturas monumentais.
A procissão culmina com a tradicional “dança dos andores” no adro do Mosteiro da Senhora da Pena. Num momento de grande emoção e devoção, cada andor é levado aos saltos em redor da igreja, desafiando o peso e as dimensões com a força da fé e da tradição.
A organização da romaria segue um modelo rotativo entre as várias localidades da freguesia, o que gera um saudável espírito de competição e dedicação. Todos os anos, uma comunidade diferente assume a responsabilidade de preparar a festa, contribuindo para manter viva uma celebração única com várias vertentes num só evento. Este ano o comando está a cargo de Varge.
A Romaria da Senhora da Pena é, assim, muito mais do que uma festa religiosa, é um testemunho vivo da devoção e identidade cultural da região transmontana.
Jornalista: Vitória Botelho
Fotos: Senhora da Pena- Varge 25′



