A Rota Literária do Douro continua a percorrer o território duriense, promovendo a leitura, a cultura e a identidade regional, através da iniciativa “19 dias – 19 bibliotecas – 19 autores”, organizada pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Douro.

No dia 17 de março, a Biblioteca Municipal de São João da Pesqueira recebeu a Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião, numa sessão dedicada à apresentação da obra “Frei João de Mansilha: A mente que demarcou o Douro”, da autoria de Artur Vaz. A iniciativa contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, José Luís Rodrigues, bem como de alunos e professores da Escola Profissional do Alto Douro, membros do clube de leitura “Chá Literário” e diversos participantes interessados em aprofundar o conhecimento sobre uma das figuras marcantes da história da demarcação duriense.

Já no dia 18 de março, a Biblioteca Municipal de São João da Pesqueira deslocou-se a Sernancelhe, levando consigo uma das personalidades mais emblemáticas da região: Preciosa Frederico. Aos 99 anos, a autora e figura pública continua a afirmar-se como um símbolo da mulher duriense, destacando-se pelo seu percurso cívico e cultural.

A sessão em Sernancelhe contou com a presença de autarcas locais, técnicos das bibliotecas envolvidas e utentes dos centros lúdicos do concelho, num ambiente de partilha cultural e celebração da identidade duriense. O encontro terminou num momento de convívio, com um lanche oferecido pelo Município de Sernancelhe, preparado por alunos e professores do curso de Cozinha/Pastelaria da Escola Profissional local.

A Rota Literária do Douro afirma-se, assim, como uma iniciativa de relevo na promoção da leitura e na valorização dos autores e da memória coletiva da região.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM São João da Pesqueira

Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorALEX D’ALVA E RITA ONOFRE SOBEM AO PALCO EM CHAVES NUM ENCONTRO DE SONORIDADES CONTEMPORÂNEAS
Próximo artigoATELIERS (RE)VIVER VISITAM TAROUCA