Rui Santos, deputado eleito à Assembleia da República na XII e XVII Legislaturas pelo círculo de Vila Real, tomou posse a 11 de dezembro como primeiro vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito aos Negócios dos Incêndios Florestais.

A cerimónia coincidiu com um dia de greve geral em Portugal, mas o deputado sublinhou que “o trabalho político não pode parar quando está em causa a segurança das populações e a credibilidade da Assembleia da República”.

Acompanhado pelos deputados do PS Nuno Fazenda, Rosa Isabel Cruz, Aida Maria Oliveira Carvalho, Pedro do Carmo e Pedro Vaz, este último designado coordenador do grupo parlamentar, Rui Santos afirmou que encara a nova função com sentido de missão. “Tentaremos, como sempre, fazer um trabalho sério, responsável e profícuo em prol do país”, declarou.

Natural de Vila Real, cidade da qual foi autarca desde 2013 até abril de 2025, o deputado fez questão de destacar a dureza com que os incêndios têm atingido o interior do país, lembrando que “ano após ano, os incêndios rurais atingem com especial dureza o interior norte e centro de Portugal, sendo o distrito de Vila Real um dos mais afetados”.

Rui Santos reforçou que a comissão tem a obrigação de “apurar responsabilidades e buscar soluções duradouras”, defendendo que só uma investigação rigorosa permitirá prevenir tragédias futuras.

Com a tomada de posse concluída, a CPI inicia agora uma nova fase de trabalhos dedicada ao escrutínio dos negócios, decisões e políticas públicas relacionadas com a prevenção e combate aos incêndios florestais.

Jornalista: Vitória Botelho
Fotos: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorGOVERNO NOMEIA NOVA ADMINISTRAÇÃO DA ULS DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO
Próximo artigoAUTARQUIA DE MACEDO DE CAVALEIROS REFORÇA PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BRAGANÇA