Os benefícios da água termal estão a ser explorados na gastronomia no Alto Tâmega e Barroso, com investigadores e chefs de cozinha a destacarem os pontos positivos do recurso para a saúde, sabor e aparência dos alimentos.

O projeto chama-se “Aquae Vitae” e inclui receitas criadas por chefs como Justa Nobre, Renato Cunha, Rui Mota e Vítor Cunha. Os partos vão ser apresentados no II Fórum do Turismo do Alto Tâmega e Barroso, em Chaves, no dia 18 de abril.

Os estudos investigam o impacto das águas minerais naturais, especialmente em legumes, e outros produtos como o fumeiro de pão de água com menos sal. A água termal também é usada para aquecer edifícios na região e tem aplicações em áreas como saúde, bem-estar e cosmética.Destaca-se assim, por ter múltiplas aplicações na região.

A iniciativa conta com a participação de municípios como Chaves, Boticas e Montalegre, que destacam a importância da água, como potencial recurso. O projeto destaca ainda pratos típicos como o arroz de carnes à moda de aldeia, preparado com água termal. Estes pratos tão conhecidos vão ser confeccionados substituindo a água comum pela termal, de modo a enriquecer a gastronomia.

Jornalista: Micaela Costa

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n