O Município de Sabrosa voltou a apostar numa política de alívio fiscal para 2026, após aprovação em reunião de executivo e em Assembleia Municipal. As medidas abrangem o IMI, a Derrama e a Taxa Municipal de Direitos de Passagem, com o objetivo de apoiar as famílias, atrair residentes e estimular a economia local.

No Imposto Municipal sobre Imóveis, a autarquia manterá a taxa mínima legal de 0,30% para prédios urbanos. Continuam igualmente os benefícios associados à habitação permanente, com reduções em função do número de dependentes, e foi alargado de três para cinco anos o período de isenção de IMI para imóveis com valor patrimonial até 125 mil euros.

No apoio às empresas, o município decidiu não aplicar Derrama em 2026. Também a Taxa Municipal de Direitos de Passagem não será cobrada, mantendo-se a política de isenção neste domínio.

Estas decisões juntam-se à devolução integral da participação variável do IRS aos contribuintes residentes no concelho, reforçando a estratégia fiscal de Sabrosa centrada na fixação de população, na valorização do território e no incentivo ao investimento, com impacto direto no desenvolvimento económico e social do concelho.

Jornalista: Vitória Botelho

foto: DR

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Artigo anteriorSC VILA REAL CONFIA NOVA LIDERANÇA DA EQUIPA SÉNIOR A ANÍBAL TEIXEIRA
Próximo artigoAGENTE DE BRAGANÇA VOLTA A MARCAR PRESENÇA NO RALI DAKAR PELA HONDA