Uma nova campanha de conservação, intitulada “Salvar o tartaranhão-caçador”, foi lançada em Portugal e no oeste de Espanha com o objetivo de proteger esta ave migratória ameaçada de extinção. A iniciativa, desenvolvida no âmbito do projeto LIFE SOS Pygargus, visa aumentar o sucesso reprodutor da espécie e reduzir a mortalidade das crias, ações essenciais para garantir a sua sobrevivência.

O tartaranhão-caçador, conhecido em Portugal como águia-caçadeira ou gavilã, é uma ave em perigo de extinção, com uma população que diminuiu 80% nos últimos 10 anos. Este predador de campo, que se alimenta de insetos e pequenos roedores, depende de áreas agrícolas, como campos de cereais e forragens, para nidificar e se alimentar.

A principal ameaça à espécie é a perda de habitat, causada pela conversão das áreas de cultivo de cereais em outras culturas, além das alterações climáticas, que aumentam a atividade de ceifa durante o período de reprodução. A destruição acidental de ninhos e o aumento da predação também são problemas significativos.

A campanha conta com a colaboração essencial dos agricultores, que são incentivados a identificar e proteger os ninhos de tartaranhão-caçador em seus terrenos. Aqueles que participarem ativamente poderão receber apoio agroambiental. Além disso, ações como a instalação de vedações e o monitoramento de ninhos são parte das estratégias adotadas.

Nos casos em que a proteção no campo não for possível, ovos e crias serão resgatados e incubados em instituições especializadas. As crias, após o desenvolvimento, serão integradas em um programa de “hacking”, que visa permitir que se adaptem ao ambiente natural antes de serem liberadas de forma segura.

O projeto LIFE SOS Pygargus é financiado pela União Europeia e conta com a colaboração de diversas entidades e organizações. Além disso, está sendo criada a rede “Amigos do tartaranhão-caçador”, onde cidadãos, agricultores e empresas podem contribuir para a preservação da espécie.

Esta campanha busca envolver a sociedade de forma ampla na conservação do tartaranhão-caçador, uma espécie vital para o equilíbrio ecológico das zonas agrícolas da Península Ibérica.

Jornalista: Micaela Costa

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n