O Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa, evocou ontem, sábado, dia 17, mais um aniversário da morte de Miguel Torga com um programa cultural dedicado à sua memória e obra.

As iniciativas incluíram uma romagem ao cemitério local, onde o escritor está sepultado, seguindo-se um recital de poesia intitulado “Na Terra de Torga”, no Espaço Miguel Torga. O momento contou com a leitura de poemas por Paulo Pires, acompanhada ao piano por Rui de Luna, numa homenagem que juntou literatura e música.

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, nasceu em São Martinho de Anta em 1907 e faleceu em 1995, em Coimbra. É considerado uma das grandes referências da literatura portuguesa do século XX, com uma obra marcante na poesia, no conto e no memorialismo.

Para assinalar a data, o Espaço Miguel Torga partilhou ainda um poema do autor nas redes sociais, recordando versos que refletem a sua visão lúcida e contida da despedida: “O remédio é partir discretamente (…) Um poema de lírico pudor, um sorriso de amor, e mais nada.”

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Artigo anteriorPORTUGUESES VÃO HOJE ÀS URNAS PARA ESCOLHER O PRÓXIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Próximo artigoEXPO SAÚDE & BEM-ESTAR REGRESSA A MOGADOURO EM MAIO