Nos próximos dias 9 e 10 de novembro, os Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso vão deslocar-se a todos os agrupamentos escolares da região para celebrar o Magusto.

A castanha é um dos produtos endógenos mais emblemáticos do Alto Tâmega e Barroso e, por esses mesmo motivo, a Comunidade Intermunicipal preparou um conjunto de dinâmicas para celebrar o S. Martinho na região.

Esta ação, de cariz didático, servirá “para assinalar a data, ao mesmo tempo que se divulga a castanha DOP da Padrela, certificada no Modo de Produção Biológico, junto da comunidade escola”, esclarece o comunicado enviado à redação do Canal N.

É na Serra da Padrela que se situa um dos principais centros de produção de acastanhada de Portugal, onde se pode encontrar “a maior mancha contínua de castanheiros de toda a Península Ibérica e a maior mancha de castanha judia da Europa”, explica.

De forma a valorizar este produto endógeno, os Sapadores Florestais irão, durante dois dias, percorrer os vários agrupamentos escolares com um carrinho assador de castanhas.

“Para além de se assinalar está época festiva e aproveitar este momento para sensibilizar e informar sobre este produto endógeno que tem um peso bastante relevante na balança financeira da região, esta iniciativa surgirá também para colocar a comunidade escolar em contacto direto com estes ‘protetores da floresta’, tendo estes um papel muito importante na prevenção dos incêndios florestais que poderiam, também, colocar em risco a extensão área de soutos da região”, finaliza a nota de imprensa.

Jornalista: Lara Torrado

Slider