No sentido de evitar possíveis derrocadas causadas pelas fortes chuvas que se previam logo após os graves incêndios que assolaram os concelhos de Vila Pouca de Aguiar e de Chaves, as Brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) estão a realizar, desde o início desta semana, trabalhos de prevenção colocando barreiras e executando sementeiras nos locais de maior risco. 

“Estes trabalhos de mitigação estão a ser realizados sob orientação do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e em articulação com os respetivos municípios, implementando-se medidas imediatas de prevenção, antecipando as consequências advindas das condições meteorológicas, as quais previam uma grande pluviosidade, facto que se veio a verificar esta quarta e quinta-feira” refere a CIMAT em comunicado enviado ao Canal N.

Devido aos incêndios, o solo fica sem as condições necessárias à absorção da água, existindo, nestes casos, fortes probabilidades de derrocadas e deslizamentos de terras.

Os trabalhos de mitigação realizados pelos Sapadores Florestais da CIMAT vêm também no seguimento do seu papel interventivo no combate aos incêndios que ocorreram durante o presente mês de setembro no Território do Alto Tâmega e Barroso, nomeadamente a intervenção dos operacionais nos incêndios rurais de Vila Pouca de Aguiar, Chaves e Ribeira de Pena.

Jornalista: Lara Torrado

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n