A Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Mirandela reuniu, na passada sexta-feira, com o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, Carlos Vaz, para obter um conhecimento mais profundo das principais dificuldades que assolam as estruturas de saúde do concelho.

À saída da reunião, Francisco Esteves, presidente da Assembleia Municipal, enumerou alguns dos temas que assinalou no seu bloco de notas. 

“Tivemos informações sobre o nível de investimentos que neste momento está a ser feito na reorganização e na melhoria de equipamentos em várias áreas do hospital de Mirandela, nomeadamente, as suas infraestruturas, em dotação de equipamentos para valências nas áreas de imagiologia, no internamento e em condições de segurança e de qualidade para os doentes e também nos deu uma panorâmica sobre aquilo que tem sido a resposta à pandemia e aquilo que foi evoluindo ao longo do ano 2021 no âmbito da produção da própria ULSNE, nomeadamente em que Mirandela é o principal e o único centro de cirurgia de ambulatório, sendo responsável por cerca de 75% de toda a atividade cirúrgica da ULSNE.”

Para além dos aspetos positivos, também anotou os negativos: “Deu-nos conta daquilo que são os constrangimentos de fixação de recursos humanos em muitas valências, nomeadamente em medicina geral e familiar, ginecologia e obstetrícia e outras valências diferenciadas, mas foi uma reunião muito esclarecedora muito proveitosa”, garantiu.

Entretanto, Carlos Vaz não prestou declarações à comunicação Social sobre a reunião. Ainda na tarde de sexta-feira, a Comissão Permanente da Assembleia Municipal reuniu com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela.

Francisco Esteves reafirma que a intenção destas reuniões descentralizadas é de levar as conclusões à Assembleia para ajudar a tomar as melhores decisões. “Foi o nosso compromisso eleitoral desde a primeira hora, de fazer uma apresentação daquilo que é o resultado das nossas visitas institucionais, junto dos deputados da Assembleia Municipal e que honraremos claramente”, disse.

A Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Mirandela, uma instância consultiva do Presidente daquele órgão autárquico constituída por um representante de cada Grupo Municipal, realizou mais uma reunião descentralizada, na passada sexta-feira, com enfoque na saúde e na solidariedade social.

Para além do presidente da AM, marcaram presença os dois secretários: Luísa Torres Belchior e José António Ferreira.

Rui Pacheco representou o PS. Pelo PSD esteve Paulo Pinto. Da CDU Jorge Humberto. Do CDS, marcou presença Virgílio Tavares e pelos Independentes esteve José Cabanas.

A próxima reunião da AM de Mirandela está marcada para 25 de fevereiro.

Jornalista: Fernando Pires

Slider