O secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, iniciou esta quarta-feira, 10 de setembro, em Freixo de Espada à Cinta, uma série de reuniões com autarcas e corporações de bombeiros dos concelhos mais afetados pelos incêndios das últimas semanas.
A primeira reunião do dia teve lugar pelas 9h00 de hoje, com o presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta e com representantes da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários local. Em cima da mesa estão temas como a recuperação de infraestruturas afetadas e o apoio às populações atingidas.
O encontro conta ainda com a presença do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, que acompanham Rui Rocha nesta deslocação a três concelhos do interior do país.
Após a visita a Freixo de Espada à Cinta, o governante segue para a cidade da Guarda, onde se reune, às 12h00, com o autarca local e com as associações humanitárias de bombeiros do concelho. A ronda termina em Oliveira do Hospital, com nova reunião marcada para as 16h00.
Estas visitas inserem-se numa estratégia do Governo para ouvir no terreno as preocupações das autarquias e das corporações de bombeiros, numa altura em que o país enfrentou um dos verões mais críticos em termos de incêndios rurais.
Jornalista: Vitória Botelho