Site icon Canal N – Notícias – Trás-os-Montes e Alto Douro

SEGUNDA FASE DO PLANO DE DESCONFINAMENTO ANTECIPADA PARA SEGUNDA-FEIRA

A medida foi avançada por Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, após a reunião do Conselho de Ministros. Na quinta-feira, Portugal atingiu o objetivo de vacinar completamente 70% da população, semanas antes da data prevista. Tal levou à decisão do Governo de antecipar a segunda fase do plano de desconfinamento para segunda-feira, dia 23 de agosto.

Entre as medidas alteradas, destaca-se:

Certificado digital Covid-19 ou teste negativo continuam a ser exigidos para:

Em relação às escolas, as normas serão reveladas antes de 1 de setembro, sendo “as regras que já eram conhecidas com as adaptações residuais que sempre se fazem quando voltamos a olhar para um documento”, disse a ministra.

Mariana Vieira da Silva admite que é possível a antecipação da terceira fase de desconfinamento, afirmando que é “natural que se chegamos primeiro à fase em que atingimos os 70% [da população completamente vacinada] também possamos chegar mais rápido à fase em que atingimos 85%, ainda que saibamos que quanto mais pessoas estão vacinadas mais difícil é continuar a acelerar”, assegurando que o governo está confiante de que seja possível acelerar.

Quanto ao fim do uso de máscaras na rua, a norma vai ser reavaliada até dia 12 de setembro, visto que compete à Assembleia da República tomar a decisão.

Por: Marcos Brea
Foto: João Bica / República Portuguesa

Artigo editado por Catarina Moscoso (jornalista)

Exit mobile version