O boletim das autoridades de saúde do distrito de Bragança desta sexta-feira, indica que, face ao dia de ontem, foram registados mais 3 casos positivos de Covid-19, em concelhos que estavam sem casos ativos.

Torre de Moncorvo, com 2 casos novos, e Vila Flor com um, foram os concelhos que registaram as infeções. No sentido inverso, houve uma paciente recuperado, do concelho de Bragança.

Quer isto dizer que, comparativamente ao dia de ontem, há agora mais 2 casos ativos no distrito, chegando aos 11 casos, distribuídos por 9 concelhos:

Vimioso 2

Torre de Moncorvo 2

Bragança 1

Mogadouro 1

Miranda do Douro 1

Macedo de Cavaleiros 1

Mirandela 1

Vila Flor 1

Vinhais 1

Entretanto, o distrito de Bragança continua sem ultrapassar a linha vermelha de contágio da Covid-19. 

Os números de incidência cumulativa em todos os concelhos do país foram divulgados, esta tarde, pela DGS.

Entre o dia 2 de junho e a passada terça-feira, dia 15, o distrito de Bragança registou um total de 20 novos casos de Covid-19, sendo que cinco concelhos ficaram mesmo a zero: Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

Nesses 14 dias, pela segunda semana consecutiva, o concelho de Vimioso ultrapassou os 120 casos por cem mil habitantes, o que na anterior matriz de risco seria suficiente para voltar atrás no desconfinamento. 

No entanto, com as novas regras aprovadas pelo Conselho de Ministros, essa situação só acontece quando um concelho considerado de baixa densidade, neste caso estão incluídos todos os concelhos do distrito de Bragança, só recuam no plano de desconfinamento se ultrapassarem, em duas semanas consecutivas, os 240 casos por 100 mil habitantes.

Com os cinco casos registados em Vimioso, a matriz que serve de análise indica que teve 124 casos por cem mil. A seguir vem o concelho de Macedo de Cavaleiros com 28 casos por 100 mil, o que na realidade se traduziu em 4 novos casos de covid-19 em 14 dias. Vinhais teve 26 casos por 100 mil, o equivalente, na realidade, a cinco novos casos de infeção. 

Vila Flor atingiu os 17 casos por 100 mil, devido a 1 caso do novo coronavírus nos 14 dias da contagem. O mesmo aconteceu em Miranda do Douro, que com um único caso significa um registo de 15 casos por cada cem mil habitantes.

A seguir vem Mirandela que registou, em 14 dias, dois novos casos de infeção, ou seja, 9 casos por cem mil. Finalmente, Bragança registou apenas 6 novos casos por 100 mil, o que significam, na realidade 2 novos casos entre 2 e 15 de junho.

Jornalista: Fernando Pires 

Slider