O Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) lançou o projeto educativo “Semear + Cedo”, destinado a alunos do 4.º ano do ensino básico, com o objetivo de promover, desde cedo, o conhecimento e a valorização da natureza, biodiversidade e património do território.

Depois de arrancar nos Agrupamentos de Escolas de Alijó, Carrazeda de Ansiães e Murça, o projeto prossegue esta semana com Mirandela e Vila Flor. A iniciativa nasce do sucesso do programa “Junto à Terra” (Jat-Tua), direcionado a alunos do 8.º ano, e pretende agora criar bases ainda mais precoces de responsabilidade ambiental.

A dinâmica começa em sala de aula, onde os alunos exploram conteúdos teóricos através de materiais didáticos. Segue-se uma componente prática, composta por workshops e atividades de campo, desenvolvidas por vários parceiros. Ao ar livre, as crianças observam, experimentam e “põem as mãos na terra”, aprofundando o contacto com a natureza e com as comunidades locais.

No final, cada turma é desafiada a produzir um trabalho criativo, científico e exploratório. O tema inaugural desta edição é a floresta autóctone.

Segundo António Luís Marques, diretor do PNRVT, a recetividade dos alunos ao Jat-Tua motivou-nos a criar um novo desafio para o 4.º ano, cujos programas já integram conteúdos ligados à sustentabilidade. O responsável sublinha ainda que não se pode proteger aquilo que não se conhece, destacando a importância de sensibilizar as crianças para o património natural e para a responsabilidade futura de o preservar.

O projeto resulta de uma articulação alargada entre escolas, autarquias, organizações ambientais e entidades de segurança e proteção.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorTUDO (QUASE) NA MESMA APÓS 12ª JORNADA NA DIVISÃO SE HONRA DA AF VILA REAL