Os desafios que marcam a infância no século XXI estiveram no centro do seminário promovido pelo Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR) de Torre de Moncorvo, que reuniu, este sábado, 22 de novembro, no Cine-Teatro local, dezenas de profissionais de saúde, docentes e membros da comunidade.

Assumindo-se como um espaço de reflexão e de partilha de conhecimentos, o encontro abordou temas de crescente relevância no desenvolvimento infantil, entre os quais o impacto dos ecrãs, a saúde mental de crianças e jovens, a qualidade do sono, a alimentação escolar, as novas configurações familiares, a estimulação do desenvolvimento e a importância de um crescimento ativo e saudável.

A ação formativa, acreditada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) do Tua e Douro Superior, contou com elevada participação de professores, refletindo a pertinência das questões debatidas numa sociedade em rápida transformação.

A Unidade Local de Saúde do Nordeste foi uma das entidades parceiras da iniciativa, em conjunto com o Município, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Torre de Moncorvo e o CFAE. Entre os contributos institucionais destacaram-se as intervenções da Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários, Filipa Faria, da coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade Terra do Ferro, enfermeira Laura Vázquez, e da assessora da Direção de Enfermagem, enfermeira Adelaide Baptista.

O seminário encerrou com um momento cultural proporcionado pela Escola Municipal Sabor Artes e com a intervenção da coordenadora do NACJR, enfermeira Patrícia Videira, que lançou o desafio para que “a semente agora lançada” se traduza em novas edições, reforçando o compromisso coletivo com a proteção e o desenvolvimento saudável das crianças e jovens do concelho.

A Redação,
Fotos: DR

Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
banner canal n
Artigo anteriorCHAVES VESTE-SE DE LUZ E TRADIÇÃO PARA CELEBRAR UM MÊS INTEIRO DE NATAL
Próximo artigoPARLAMENTO DÁ LUZ VERDE A NOVAS PPP NA SAÚDE E APROVA MEDIDAS PARA ESTUDANTES DESLOCADOS E REFORÇO DE RESPOSTAS NO SNS