Os desafios que marcam a infância no século XXI estiveram no centro do seminário promovido pelo Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR) de Torre de Moncorvo, que reuniu, este sábado, 22 de novembro, no Cine-Teatro local, dezenas de profissionais de saúde, docentes e membros da comunidade.
Assumindo-se como um espaço de reflexão e de partilha de conhecimentos, o encontro abordou temas de crescente relevância no desenvolvimento infantil, entre os quais o impacto dos ecrãs, a saúde mental de crianças e jovens, a qualidade do sono, a alimentação escolar, as novas configurações familiares, a estimulação do desenvolvimento e a importância de um crescimento ativo e saudável.
A ação formativa, acreditada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) do Tua e Douro Superior, contou com elevada participação de professores, refletindo a pertinência das questões debatidas numa sociedade em rápida transformação.
A Unidade Local de Saúde do Nordeste foi uma das entidades parceiras da iniciativa, em conjunto com o Município, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Torre de Moncorvo e o CFAE. Entre os contributos institucionais destacaram-se as intervenções da Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários, Filipa Faria, da coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade Terra do Ferro, enfermeira Laura Vázquez, e da assessora da Direção de Enfermagem, enfermeira Adelaide Baptista.
O seminário encerrou com um momento cultural proporcionado pela Escola Municipal Sabor Artes e com a intervenção da coordenadora do NACJR, enfermeira Patrícia Videira, que lançou o desafio para que “a semente agora lançada” se traduza em novas edições, reforçando o compromisso coletivo com a proteção e o desenvolvimento saudável das crianças e jovens do concelho.
A Redação,
Fotos: DR





















