Augusto Fontes, um mirandelense de 42 anos, foi indicado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, na modalidade de Skyrunning, para a nomeação de Treinador do ano 2019, uma das cinco categorias que a Confederação do Desporto de Portugal (CDP) vai distinguir na 24ª Gala do desporto, agendada para o dia 29 de janeiro, no Casino Estoril, cujos finalistas são anunciados 15 dias antes.
Anualmente, a CDP organiza a cerimónia dos “Óscares do Desporto Português”, não apenas para celebrar com os atletas e dirigentes desportivos as suas conquistas, mas também para distinguir os melhores desportistas da época finda, nas categorias de atleta masculino, atleta feminino, equipa, treinador e jovem promessa.
“Não estava nada à espera deste reconhecimento a nível nacional, por parte da federação, e para mim já é uma vitória, porque é natural que não chegue a integrar os finalistas, já que o futebol e outras modalidades têm maior visibilidade que o skyrunning”, diz Augusto Fontes.
Atualmente a residir na Madeira, o professor de educação física e treinador de atletismo do Grupo Desportivo do Estreito, tem levado ao longo de vários anos diversos atletas a representar a Seleção Regional da Madeira, em Olímpicos Jovens Nacionais e Corta-matos Nacionais e na 1ª divisão Nacional de Clubes em pista coberta e ao ar livre.
Recentemente, aceitou o desafio lançado pela Federação de Campismo e Montanhismo para ser treinador de Skyrunning, uma atividade de corrida pedestre essencialmente na montanha, com percursos que apresentam um elevado desnível positivo, secções técnicas e inclinações acentuadas, podendo utilizar caminhos, trilhos, rochas ou até neve. “É ainda mais duro que o trail com desníveis muito acentuados e mais do que ter capacidade física é essencial a parte psicológica”, conta Augusto.
O mirandelense não esconde que a sua principal paixão é o atletismo e confessa que gostaria de ter na sua terra natal, mais equipamentos desportivos para desenvolver essa modalidade. “A verdade é que Mirandela nunca teve uma pista e quando era mais novo as pistas mais próximas eram a de Valpaços e Vila Flor. Penso que faz falta uma pista coberta até para que a modalidade possa vir a ter mais atletas e representar o distrito de Bragança em competições como por exemplo o Olímpico Jovem”, sugere Augusto Fontes que diz estar satisfeito com o facto de já haver muita gente que corre em Mirandela. “Sei que há muitas pessoas a levantarem-se às seis da manhã para correr ou caminhar. Fico muito contente por isso”, conta.
Jornalista: Fernando Pires
Alheiras Angelina
banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorACIM ENTREGA DONATIVO À “CASA DO MENINO JESUS” DE PEREIRA
Próximo artigoOFICIAL: CARETOS DE PODENCE SÃO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE