O Conselho Nacional de Saúde Pública decidiu, ontem, que o encerramento de escolas só pode acontecer por determinação das autoridades de saúde, locais ou regionais.
Entretanto, também ontem, após uma reunião dos autarcas dos nove municípios da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, entre os quais se inclui o de Mirandela, foram tomadas várias medidas preventivas no sentido de conter a propagação do Covid 19.
Cada Município elaborou o seu próprio comunicado a dar conta das medidas específicas a implementar.
A autarquia mirandelense ressalva que, “pese embora, até à presente data, não existirem casos confirmados no concelho de Mirandela, a Câmara Municipal de Mirandela, de forma proativa, decidiu implementar um conjunto de medidas preventivas, com eficácia a partir da publicação deste comunicado e por tempo indeterminado”.
Essas medidas são:
• Cancelar a realização de Feiras semanais, mensais e bimensais (Mirandela, Bouça e Torre de Dona Chama);
• Cancelar Feiras temáticas;
• Cancelar as atividades em todos os equipamentos culturais (Centro Cultural de Mirandela e Museu da Oliveira e do Azeite), incluindo sessões de cinema, e outras que sejam organizadas e promovidas pelo Município ou em parceria;
• Suspender a utilização do Parque de Campismo, das Piscinas Municipais e dos restantes equipamentos desportivos municipais (Reginorde, Inatel e Pavilhões Desportivos das escolas), estando apenas autorizados os treinos e competições oficiais para equipas e atletas federados. Nos treinos e nas competições não está autorizada a assistência de público;
• Cancelamento de passeios pedestres organizados pela autarquia;
• Suspensão do serviço Balcão Móvel;
Para além disso, os Serviços Municipais, “embora se mantenham abertos e em funcionamento, apenas deverão ser procurados em situações urgentes e inadiáveis, devendo ser privilegiado o contacto telefónico 278200200 ou 278261173 ou por e-mail [email protected] e [email protected]”.
O Município mirandelense recomenda ainda às Freguesias e Uniões de Freguesia do concelho e ao movimento associativo do território, em geral, que “evitem a organização de eventos ou iniciativas que envolvam ajuntamento de pessoas”.
A autarquia diz que está a seguir as indicações e em constante atualização face à evolução da informação sobre o COVID-19, de acordo com informações e orientações emitidas pela DGS, Autoridade de Saúde Local e pelos meios de comunicação oficiais.
O Município relembra também que “é fundamental o cumprimento das medidas de prevenção recomendadas e qualquer suspeita deve ser comunicada nos termos descritos pela DGS”.
Neste momento sensível, de preocupação nacional, a câmara de Mirandela apela, a todos os cidadãos, que “adotem um comportamento sereno e responsável, por forma a ser salvaguardada a saúde de todos”.
Jornalista: Fernando Pires
Slider