O programa social “+VIDA: Vida Ativa”, dinamizado pelo município de Sabrosa, continua a marcar presença em várias freguesias e localidades do concelho. Na última semana, foi a vez de Souto Maior receber uma sessão dedicada à área da enfermagem, que visa reforçar a saúde e o bem-estar da população idosa e de famílias em situação de maior vulnerabilidade.
A sessão teve como foco principal o acompanhamento e controlo de doenças crónicas — como diabetes, hipertensão e problemas respiratórios — que afetam sobretudo os idosos. Durante a atividade, foram realizadas avaliações de sinais vitais, monitorização de condições de saúde previamente diagnosticadas e prestadas orientações práticas para a prevenção de doenças. Os participantes também puderam esclarecer dúvidas relacionadas com cuidados de saúde, alimentação equilibrada e práticas de autocuidado, incentivando a autonomia e promovendo uma melhor qualidade de vida.
Este projeto insere-se no âmbito de uma candidatura aprovada pelo município ao aviso NORTE2030-2024-6 – Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis (ITI) – PAIIA, cuja implementação arrancou em janeiro. O projeto contempla um investimento total de 130.862,79€, sendo 110.500,37€ cofinanciados pelo Fundo Social Europeu – FSE+, e decorrerá ao longo de 36 meses.
Ao longo do projeto, estão previstas três atividades regulares — desporto, teatro e enfermagem — que se desenvolverão em todo o território do concelho, com o objetivo de reduzir o isolamento social, melhorar a saúde física e mental e fomentar a inclusão através da participação em grupo, com o acompanhamento de profissionais especializados em cada área.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CM Sabrosa