O STOP – Sindicato de Todos os Profissionais de Educação – continua a realizar várias ações de protesto nas escolas. Por Mirandela, esta manhã, vários professores concentraram-se de novo em frente à escola secundária, sede do Agrupamento de escolas de Mirandela, para mostrar a sua indignação com os serviços mínimos decretados pelo Colégio Arbitral.

“A partir de amanhã, temos serviços mínimos com uma realidade absurda que é mostrar que a escola chega quando os jovens têm três horas de aulas por dia, como se a escola fosse um depósito ou uma fábrica de chegar aqui e descarregarem os seus filhos e terem três aulas e está tudo resolvido. Isto é claramente um atentado a um direito constitucional, que é o direito à greve”, adianta Rui Feliciano, do STOP

Mas o protesto do tem outras razões. Rui Feliciano fala em novas propostas apresentadas pela tutela que entende serem lesivas da integridade profissional dos professores. “O Ministério vem com a história dos quadros de zona e com a obrigação dos concursos e desta mobilidade dentro desta região, que chamam de quadro de zona, que aparentemente podia ser benéfico porque a área geográfica diminuiu, mas na realidade torna-se penoso porque deixamos de ser docentes do quadro escola e passamos a ser docentes do quadro de zona, que no nosso caso pode levar alguns professores até ao Pinhão e se pensarmos num professor que tem de se deslocar de Torre de Dona Chama ao Pinhão ainda é uma distância considerável”, diz.

Rui Feliciano sublinha que a intenção desta iniciativa tem um significado simbólico “para assinalar a véspera de mais uma greve para contestar mais um atentado à dignidade de ser português e de viver num país que se diz democrático no século XXI”.

Entretanto, a direção do agrupamento de escolas de Mirandela informou que esta ação do STOP não está a ter grandes consequências na atividade letiva. O mesmo já não deve acontecer, esta quinta e sexta-feira, com mais greves programadas, mas com os profissionais da educação a terem de cumprir os serviços mínimos

Jornalista: Fernando Pires

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n