Depois de dias com o céu pouco nublado e descidas das temperaturas, Portugal continental enfrentará uma subida acentuada de calor a partir de amanhã.

A partir do próximo domingo, 15 de junho, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma mudança significativa nas condições meteorológicas a com a entrada de uma massa de ar quente e seco proveniente do norte de África, que poderá originar uma onda de calor em Portugal continental.

Os valores da temperatura máxima deverão ser superiores a 30°C em quase todo o território, exceto em alguns locais da faixa costeira,
podendo ultrapassar os 40°C no Alentejo e vale do Tejo entre os dias 17 e 18. Também as temperaturas mínimas irão subir, prevendo-se noites tropicais com valores acima dos 20°C a partir de dia 16.

O vento será fraco e moderado, predominando do quadrante leste, rodando temporariamente para oeste durante a tarde na faixa costeira. Destaca-se ainda um aumento de instabilidade atmosférica, com maior nebulosidade no interior no período da tarde e condições favoráveis á ocorrência trovoadas e aguaceiros dispersos, especialmente nos dias 17 e 18.

Esta situação pode ainda favorecer o transporte de poeiras em suspensão oriundas do norte de África, o que poderá afetar a qualidade do ar.

O IPMA poderá emitir avisos de tempo quente dos próximos dias, recomendando precauções face ao calor previsto, sobretudo nas populações mais vulneráveis.

Jornalista: Maria Santos

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorFRANCISCO CARVALHO ELEITO PRESIDENTE DO GD CHAVES COM VITÓRIA ARRASADORA 
Próximo artigo526 PESSOAS FORAM DETIDAS NA SEMANA OPERACIONAL