2024 é sinónimo de subida de preços no que toca às telecomunicações. Os aumentos vão já verificar-se no primeiro mês do ano em alguns serviços, no entanto, a maioria dos tarifários será só afetada dia 1 de fevereiro, estimando-se atualizações até 4,6% face à inflação.

De acordo com a informação divulgada no site da MEO, é já a partir do dia 1 de janeiro que as mensalidades de serviços pós-pagos móveis vão aumentar “pelo valor mínimo contratualmente previsto de 0,50 euros (c/IVA). Acresce o encarecimento das mensalidades dos serviços fixos com televisão e convergentes a partir de 1 de fevereiro, “por aplicação do Índice de Preços no Consumidor relativo ao ano civil completo de 2023”. “Aos cartões móveis adicionais será aplicado o valor mínimo contratualmente previsto de €0,50 (c/IVA)”.

A detentora da Meo justifica a subida dos preços “para continuar a investir num serviço da qualidade, a Meo irá atualizar os seus preços”.

Já a NOS justifica com “o contexto inflacionistas” e explica que “tem vindo a agravar os custos do setor das comunicações”. No entanto, ao contrário da Meo, os preços só irão ser atualizados a partir de dia 1 de fevereiro. “Esta atualização incide sobre as mensalidades de serviços bem como as tarifas extra plafond”, sendo que “cada cliente poderá consultar a sua atualização específica no site da NOS, a partir de 23 de janeiro de 2024”.

À semelhança da NOS, também a Vodafone vai atualizar o preço dos serviços das telecomunicações a partir de 1 de fevereiro. Os aumentos previstos para os clientes da Vodafone Portugal serão divulgados a partir de 15 de janeiro.

Jornalista: Lara Torrado

Slider