O mau tempo provocado pela depressão Ingrid deixou um rasto significativo de ocorrências durante a madrugada, com especial impacto na região Norte do país. Entre a meia-noite e as 8h00, a Proteção Civil registou 81 situações, maioritariamente relacionadas com quedas de árvores e outros efeitos do vento forte e da chuva intensa.

O Norte e o Centro concentraram o maior número de ocorrências, sendo o Norte uma das zonas mais pressionadas pelo agravamento das condições meteorológicas. No total, foram mobilizados cerca de 260 operacionais, apoiados por mais de uma centena de veículos, para responder às situações registadas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou vários distritos do Norte, incluindo Porto, Braga, Vila Real e Viseu, sob aviso vermelho devido à queda de neve acima dos 600 a 800 metros, alertando para riscos elevados até sábado de manhã. Além da neve, o vento forte e a agitação marítima continuam a ser motivo de preocupação, com previsões de rajadas intensas e ondas muito elevadas na costa. O distrito de Bragança está sob aviso Laranja.

Perante o agravamento das condições meteorológicas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil elevou o nível de prontidão em grande parte do território continental, apelando à população para adotar comportamentos de prevenção, sobretudo nas regiões mais afetadas, como o Norte do país.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
Artigo anteriorSECRETÁRIO DE ESTADO DAS FLORESTAS VISITA CAPOLIB E DESTACA PAPEL DA COOPERATIVA NA VALORIZAÇÃO DO BARROSO
Próximo artigoESCOLAS ENCERRADAS E TRANSPORTE ESCOLAR SUSPENSO EM CHAVES DEVIDO AO MAU TEMPO