Estão disponíveis 3.354 vagas para a 3.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). O período de candidatura arranca hoje.

No ‘site’ da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) é possível ver os lugares disponíveis, nos estabelecimentos de ensino do país, e a maioria são em cursos no interior do país e em institutos politécnicos. O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) conta ainda com 289 vagas disponíveis.

Já entre os cursos mais procurados, como é o caso das medicinas e alguns de engenharias, torna-se mais difícil encontrar instituições que tenham decidido voltar a abrir vagas.

A DGES divulga também hoje a lista das vagas autónomas, destinadas a dar respostas a casos como os estudantes que estudaram no estrangeiro

Os alunos têm até à próxima segunda-feira, dia 25, para se candidatarem a esta terceira fase do concurso, cujos resultados serão conhecidos a 29 de outubro.

Segundo a DGES, estima-se que este ano letivo inscreveram-se mais de 100 mil novos estudantes, tendo em conta as diferentes formas de ingresso no ensino superior público e privado. “No ano passado, previa-se cerca de 95 mil novos alunos”, refere.

Na primeira fase do CNAES ficaram colocados quase 50 mil e na segunda mais de nove mil estudantes.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider