As termas de Vimioso apostam na promoção da saúde com a implementação de dois novos programas. Walk With a Doc e Prevenção da Saúde Oral vão ser postos em prática na abertura da época termal, que inicia dia 1 de maio.

As termas de Vimioso, únicas ativas no distrito de Bragança, querem reforçar a promoção da saúde e, por essa mesma razão, em maio vão arrancar com dois novos projetos.

Walk With a Doc (caminhe com o médico) é liderado por Raquel Diz, uma médica que presta serviços nas termas e, tem como objetivo organizar pequenos grupos e convidá-los a fazer um passeio informativo onde o profissional de saúde lança um tema e este vai sendo debatido ao longo do percurso. “O passeio sugerido vai desde o edifício das Termas de Vimioso até à sua nascente, uma distância de 1,7 quilómetros, que pode ser feita por uma estrada praticamente sem movimento automóvel, com uma envolvente natural deslumbrante” menciona a nota de imprensa enviada ao Canal N.

“O que nós estamos a propor é uma caminhada de 30 a 40 minutos” menciona Raquel Diz, e explica que uma pessoa só é considerada ativa se fizer, como mínimo, 7500 passos diários. “Há muitas pessoas que não têm nenhuma prática de exercício físico e isso, obviamente, condiciona a sua saúde”, e acrescenta que “o exercício regular, ainda que moderado, faz bem à saúde em geral, e tem efeitos diretos no peso, no sono, no humor e até na saúde mental”.

Precisamente porque as termas são um espaço de Saúde e Bem-Estar, “faz todo o sentido” para a médica incutir hábitos saudáveis às pessoas. Depois da caminhada, a iniciativa integra, ainda, um momento de relaxamento.

Walk With a Doc é uma iniciativa aberta a todos, sejam eles termalistas ou não, e a participação é gratuita.

O segundo tema em que as termas vão apostar é a Saúde Oral. Estas vão participar num estudo que quer aferir cientificamente os efeitos dos tratamentos termais na boca. O projeto vai ser desenvolvido por Susana Morgado que recentemente desenvolveu um estudo nas Termas de Amarante. A médica dentista referiu que se notou “uma melhoria clara” no que toca ao grau de dor, nas inflamações e no sangramento.

Em Vimioso, a investigadora “quer saber em detalhe os efeitos dos tratamentos, que consistem em gargarejos e duches orais, a nível microbiológico, no perfil das citocinas no pró-inflamatório, e nas afeções da mucosa oral, entre outros parâmetros” menciona a nota de imprensa.

As águas termais e particularmente as águas sulfurosas têm comprovadamente efeitos curativos nas inflamações, e Susana Morgado está confiante que elas podem evitar muitas doenças com origem na boca, nomeadamente, prevenir doenças mais graves como o cancro da cavidade oral, que continua a ter uma taxa de mortalidade muito elevada.

Estas duas novas iniciativas foram apresentadas publicamente no âmbito do seminário “Turismo Termal- Desafios”, promovido pelo município de Vimioso, no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Assistência Técnica, que visa promover projetos e investimentos realizados com os apoios dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento- Portugal 2020.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Termas de Vimioso

Slider