Portugal foi distinguido pela revista britânica The Economist como a “Economia do Ano 2025”, liderando o ranking entre as 36 economias mais ricas do mundo. A distinção surge como reconhecimento da combinação de vários fatores macroeconómicos positivos: crescimento económico sólido, inflação controlada, mercado de trabalho dinâmico e valorização da bolsa de valores.


A publicação realça que, em 2025, Portugal conseguiu “combinar um forte crescimento do PIB, baixa inflação e um mercado de ações em alta”, apontando como vetores fundamentais desta performance o turismo robusto, a crescente capacidade de atrair investimento estrangeiro e talento, bem como a reativação da economia nacional.
Para o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, a distinção representa “uma justa aclamação do mérito e do trabalho dos portugueses” e reforça o compromisso do Governo com a continuidade das reformas estruturais, a competitividade económica, a valorização salarial e o fortalecimento do Estado social.
As previsões oficiais apontam para um crescimento económico de 2% em 2025 e 2,3% em 2026, consolidando um quadro de confiança, estabilidade económica e projeção internacional que posiciona Portugal como uma das economias europeias mais resilientes e competitivas.
A nomeação de Portugal como Economia do Ano 2025 pela The Economist representa, assim, um reconhecimento externo de um conjunto alargado de conquistas económicas e políticas, e reforça o prestígio do país no panorama internacional.

A Redação,
Fotos: DR

Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorVALPAÇOS REÚNE 1.350 IDOSOS NO 9º CONVÍVIO SÉNIOR DO MUNICÍPIO
Próximo artigoAPA INVESTE 150 MIL EUROS NA RECUPERAÇÃO DO RIBEIRO DE PICOTE