Nos dias 21 e 22 de outubro, Torre de Moncorvo, será palco de uma homenagem especial a José Bernardo, cavaleiro transmontano, conhecido por “Tanganho”, assinalando o centenário da sua vitória no Circuito Hípico promovido pelo Diário de Notícias em 1925.
Como parte das celebrações, no final da tarde de 21 de outubro, será inaugura, na Praça Francisco António Meireles, uma exposição alusiva ao feito histórico. Esta mostra integra-se numa iniciativa de reconstituição do percurso original do circuito, que pretende revisitar a memória desta competição marcante da década de 1920.
A passagem por Torre de Moncorvo contará com a presença do bisneto de José Bernardo, Pedro Bernardo, que participa nesta viagem comemorativa de automóvel por 70 vilas e cidades do país, num total de 1458 quilómetros. O objetivo é prestar tributo ao cavaleiro transmontano, revivendo os momentos de glória que lhe valeram a distinção nacional há cem anos.
A reconstituição do Circuito Hípico pretende não só homenagear figuras históricas da equitação portuguesa, como também envolver as comunidades na preservação da sua memória coletiva.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Torre de Moncorvo