Direção-Geral de Alimentação e Veterinária alertou os consumidores a não consumirem tortilha de batata fresca pré-embalada, uma vez que as autoridades espanholas identificaram cinco casos de botulismo com fortes indícios de estarem relacionados com o consumo.

Segundo avança o JN, até ao momento, não existem casos de botulismo, em Portugal, associados ao consumo deste produto. No entanto, na passada quinta-feira, as autoridades espanholas anunciaram que tinham sido confirmados cinco casos, nomeadamente dois deles, com fortes indícios de que estivessem relacionados com o consumo de tortilha fresca pré-embalada de diversas marcas.

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição esclareceu que em quatro dos casos foi identificado o mesmo fabricante.

Um dos grupos espanhóis decidiu retirar, de forma voluntária, o produto do mercado. Em Portugal o produto foi distribuído por três operadores económicos, nomeadamente a marca Chef Select (Lidl), Dia (Minipreço) e Auchan.

Caso o consumidor apresente sintomas como astenia acentuada (fadiga, perda ou diminuição da forma física), fraqueza e tonturas, visão turva e dificuldade a engolir e falar, deve dirigir-se ao respetivo centro de saúde ou, então, entrar em contacto com a Linha Saúde 24.

Jornalista: Lara Torrado

Slider