A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Regional do Norte, realizou recentemente uma operação destinada a combater o tráfico de produtos vitivinícolas, interceptando 4 toneladas de uvas que seriam introduzidas ilegalmente na Região Demarcada do Douro.

A ação contou com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), com o objetivo de proteger a autenticidade dos vinhos com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP), bem como garantir a integridade económica dos produtores da região.

Durante a operação, uma viatura foi intercetada no concelho de Resende, onde se encontravam escondidas uvas provenientes de outra região, prontas para serem inseridas de forma irregular no circuito produtivo local.

A ação resultou na apreensão imediata das uvas e do veículo de transporte, na instauração de um processo-crime por tráfico de produtos vitivinícolas, e na identificação de um suspeito. Também foi recolhida documentação com valor probatório para o caso.

As uvas apreendidas seguirão para destruição através de vinificação controlada, conforme a legislação em vigor. A ASAE reforçou que continuará a desenvolver ações de fiscalização no setor vitivinícola em todo o país, assegurando uma concorrência leal e a proteção dos consumidores contra práticas ilegais.

Jornalista: Vitória Botelho

Fotos: ASAE

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Artigo anteriorCAMPEONATO DISTRITAL DE FUTSAL ARRANCA COM DOIS CLUBES MIRANDELENSES EM COMPETIÇÃO
Próximo artigoPRODUÇÃO DE CASTANHA CRESCE NO NORTE E VALORIZAÇÃO DA VARIEDADE JUDIA É DESTAQUE EM VALPAÇOS