O trânsito na ponte da Foz do Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo, vai estar interdito a partir de terça-feira e até 30 de junho de 2026, devido às obras de requalificação desta travessia rodoviária, anunciou hoje o município.
Tal como o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, José Meneses, explicou que o corte total da circulação é necessário para permitir a execução segura da empreitada, estando previsto o desvio do tráfego para percursos alternativos devidamente sinalizados.
A ponte integra a Estrada Municipal 622 (EM622) e assegura a ligação entre o Itinerário Principal 2 (IC2), a aldeia da Foz do Sabor e várias localidades vizinhas, sendo considerada uma infraestrutura estratégica para a mobilidade local. Segundo o autarca, a interdição temporária visa “garantir a segurança de pessoas e bens e a correta execução dos trabalhos”, apelando à compreensão dos utilizadores e ao cumprimento da sinalização instalada.
A empreitada, que contempla o alargamento da ponte, recebeu parecer favorável do Tribunal de Contas em 14 de novembro de 2025 e representa um investimento de 1,4 milhões de euros, com um prazo de execução de seis meses. A obra é cofinanciada em 60% através do Contrato Programa de Apoio às Autarquias, envolvendo a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
A ponte da Foz do Sabor é atualmente a única via de acesso rápido a várias aldeias da zona e encontra-se há vários anos interditada ao trânsito de pesados de passageiros, socorro e mercadorias, devido às más condições do tabuleiro, situação que esta intervenção pretende definitivamente resolver.
A Redação com Lusa
Foto: DR



















