O X Congresso Nacional dos Autarcas Social-Democratas (ASD), realizado no Porto, elegeu Amadeu Albergaria, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, como novo líder nacional do movimento, sucedendo a Pedro Pimpão, autarca de Pombal. A reunião magna, que decorreu no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto, a 6 de dezembro, juntou mais de meio milhar de autarcas de todo o país.
Um dos momentos de maior relevância para Trás-os-Montes foi a eleição do transmontano Nelson Montalvão, natural de Chaves e atual membro da Assembleia Municipal flaviense, para vice-presidente da Mesa do Congresso. O órgão passa agora a ser presidido por Fernando Alexandre, presidente da Assembleia Municipal de Braga.
A composição dos novos órgãos nacionais foi igualmente fechada, com o Conselho Nacional a ser liderado por Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, seguido por Pedro Duarte, homólogo do Porto.
Durante o congresso, que decorre de quatro em quatro anos após as eleições autárquicas, foram ainda homenageados os presidentes de Câmara que cessaram funções neste mandato. O encerramento contou com a presença do presidente do PSD, Luís Montenegro.
A Secção do PSD de Chaves marcou presença com os delegados Jaime Abreu, Alexandra Martins e o agora eleito Nelson Montalvão, todos candidatos à Assembleia Municipal. Como observadores, estiveram ainda presentes Carla Afonso, candidata à Câmara Municipal, e Filipe Rodrigues, candidato à Assembleia de Freguesia de Cimo de Vila da Castanheira.
O novo mandato dos órgãos nacionais dos ASD prolongar-se-á até ao final do ciclo autárquico, em 2029.
A Redação,
Foto: DR



















