Após dias de combate às chamas, os incêndios florestais que afetaram o distrito de Vila Real, nomeadamente nos concelhos de Montalegre (Viade de baixo e Fervidelas Pisões) e Vila Real (Mondrões – Quintelas), encontram-se atualmente dominados, segundo as últimas informações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Trás-os-Montes não regista, neste momento, qualquer foco de incêndio alarmante ativo, um cenário atual positivo, face à frequência recente de fogos na região.

No concelho de Montalegre, o incêndio que deflagrou na tarde de segunda-feira (25), nas zonas de Viade de Baixo e Fervidelas Pisões, foi dado como dominado à 00h16, entrando em resolução às 23h48. Às 16h52 desta terça-feira (26), ainda se encontravam no terreno 56 operacionais apoiados por 17 meios terrestres, garantindo os trabalhos de consolidação e vigilância.

Já no Parque Natural do Alvão, em Mondrões – Quintelas (Vila Real), o fogo que começou na noite de segunda-feira (25) às 20h46, também se encontra em fase de resolução desde as 15h28 de hoje (26). Segunda atualização feita às 15h28 ainda permanecem no local 75 operacionais e 20 viaturas, focados nas ações de rescaldo e prevenção de reacendimentos.

As condições meteorológicas adversas, com calor, vento e vegetação seca, dificultaram os trabalhos iniciais, mas a pronta mobilização de meios humanos e técnicos, incluindo meios aéreos, foi determinante para travar o avanço das chamas.

Apesar da gravidade dos incêndios e da ameaça a zonas habitacionais e áreas protegidas, não há registo de vítimas. As populações foram acompanhadas de perto pelos serviços de proteção civil e, neste momento, não se verifica necessidade de evacuações ou medidas adicionais de emergência.

As autoridades mantêm a vigilância apertada em todo o território transmontano, apelando à população para continuar a seguir as recomendações de segurança e reportar qualquer foco de incêndio.

Trás-os-Montes respira, por agora, de alívio.

Jornalista: Vitória Botelho

banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Artigo anteriorVALPAÇOS RECEBE CAMPEONATO NACIONAL E REGIONAL DE MOTOCROSS NO PRÓXIMO DIA 7 DE SETEMBRO
Próximo artigoPARTIDOS DA OPOSIÇÃO CONDENAM ATAQUE À CASA DA AUTARCA ANA RITA DIAS EM VILA POUCA DE AGUIAR