No dia 17 de maio de 2025, o emblemático Mosteiro de São Bento da Vitória, no centro histórico do Porto, será palco da 4ª edição do evento “Trás-os-Montes em Prova”, uma celebração da riqueza e autenticidade dos vinhos da região transmontana.

Promovido pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM), o evento deste ano traz novidades significativas, incluindo a mudança de local para um dos espaços culturais mais icónicos da cidade e um horário alargado: das 11h às 13h e das 15h às 20h.

Com a presença de 25 produtores, entre eles alguns estreantes, os visitantes terão a oportunidade de provar mais de 130 vinhos oriundos exclusivamente de Trás-os-Montes. O programa contempla ainda duas masterclasses gratuitas, conduzidas pelo jornalista e crítico de vinhos José João Santos, da Revista de Vinhos. Com vagas limitadas a 22 participantes por sessão, é necessário realizar inscrição prévia. As sessões são:(11h30–13h00: Trás-os-Montes: Arca de Noé de Vinhas Velhas) e (16h00–17h30: Trás-os-Montes: Vinhos além do óbvio e novos protagonistas). A entrada tem um custo de 10 euros e os bilhetes estarão disponíveis apenas no local, no próprio dia.

Ana Alves, presidente da CVRTM, destaca que o objetivo da iniciativa passa por dar maior visibilidade e reconhecimento à produção vinícola da região, conhecida pelas suas vinhas centenárias e pela diversidade de castas autóctones, muitas das quais ainda são vinificadas de forma ancestral, em lagares escavados na rocha. A presença esperada de profissionais do setor, como sommeliers, jornalistas e representantes do canal Horeca, confirma a importância estratégica do evento na promoção dos vinhos de Trás-os-Montes, tanto a nível nacional como internacional.

Entre os produtores em destaque nesta edição estão nomes como: Casa do Joa, Mont’alegre Vinhos; Palmeirim D’Inglaterra; Quinta Vale dos Montes; Secret Spot; Vinhas Velhas Mogadouro; Vinho dos Mortos, entre outros.

Slider