Este domingo, dia 11 de janeiro, foram detidos três homens, com idades entre os 46 e os 57 anos, no concelho de Vila Flor, pela prática de caça em área de proteção, no âmbito de uma ação de fiscalização realizada pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Mirandela.
A detenção ocorreu durante uma operação direcionada para a prevenção e repressão de infrações ao exercício da atividade cinegética. No decurso da fiscalização, os militares detetaram que os suspeitos se encontravam a caçar a menos de 500 metros de uma instalação de criação animal, zona classificada por lei como área de proteção, onde a prática da caça é interditada.
Na sequência das diligências policiais, os três indivíduos foram identificados e detidos, tendo sido apreendidas três armas de fogo e um total de 347 munições, sendo constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Flor.
A Guarda Nacional Republicana relembra que o exercício da caça é proibido em várias áreas de proteção, devido aos riscos que pode representar para a segurança, a saúde e a tranquilidade das populações, bem como para a proteção de bens e infraestruturas.
A GNR sublinha que o cumprimento destas regras é fundamental para garantir a segurança das pessoas e a preservação do espaço envolvente.
Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: DR



















