A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem vindo a aumentar as áreas de intervenção na área da Medicina da Dor.

Atualmente, a ULS do Nordeste tem à disposição uma Unidade de Dor com equipa multidisciplinar, reforçada neste último ano, que assegura “tratamentos diferenciados, inovadores e validados cientificamente que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes com dor crónica” salienta em comunicado enviado à redação do Canal N.

A ULS do Nordeste disponibiliza, nesta área clínica, a consulta de dor e a consulta de técnicas de intervenção terapêuticas e diagnósticas, com periodicidade quinzenal, técnicas de intervenção em Bloco Operatório, tratamentos para dor neuropática em regime de Hospital de Dia e ainda intervenção em colaboração com os Serviços de Nutrição e de Psicologia.

“Esta resposta permite intervir em situações relacionadas com bloqueios nervosos, infiltrações musculares, intra-articulares, toxina botulínica e ácido hialurónico e radiofrequência de nervos periféricos, ao nível da consulta de técnicas de intervenção terapêuticas e diagnósticas guiadas por ecografia” explica a ULS.

Com uma equipa multidisciplinar, constituída por dois médicos anestesiologistas (Dra. Catarina Janeiro – coordenadora – e Dr. Miguel Pereira) e um médico Fisiatra (Dr. Bernardo Lagarto Moreno), duas enfermeiras (Enf.ª Paula Perdigoto e Enf.ª Umbelina Pires) e duas assistentes técnicas (Catarina Alves e Cândida Valdemar), a Unidade de Dor tem capacidade para tratar a dor crónica nas suas múltiplas vertentes – oncológica e não oncológica, dor musculoesquelética, dor crónica pós-operatória, dor neuropática e dor primária – de forma global e multidisciplinar.

A equipa tem como missão “melhorar a capacidade funcional dos doentes com dor crónica, através do alívio ou controlo da dor, promovendo o auto cuidado, autonomia e qualidade de vida”.

No último ano, a equipa da Unidade de Dor realizou 773 consultas, 305 das quais foram primeiras consultas, e cerca de 600 procedimentos de intervenção, “o que traduz um ano de crescimento fruto do empenho e dedicação de todos os profissionais da equipa”.

No presente ano, a equipa pretende aumentar a periodicidade das consultas, para proporcionar uma resposta mais eficaz e atempada aos utentes.

De relembrar que, na ULS do Nordeste, a intervenção especializada ao nível do tratamento de dor teve início, em 2012, com a implementação de uma consulta de Dor Crónica e, no último ano, “apresentou um crescimento notável, tanto ao nível da equipa de profissionais, como da multidisciplinaridade e diferenciação de tratamento e intervenções nesta área”.

Jornalista: Lara Torrado

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Artigo anteriorVÍDEO: PINTURAS E ESCULTURAS DÃO VIDA A ESPAÇO EXPOSITIVO DE ALFÂNDEGA DA FÉ
Próximo artigoMURÇA PROMOVE CONCURSO PARA CONCEÇÃO DO ESPAÇO DE APOIO AO INTERFACE URBANO