A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste reforçou a colaboração com a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) no âmbito dos Estágios Nacionais de Estudantes de Medicina, uma iniciativa de âmbito nacional que visa complementar a formação académica dos futuros médicos através do contacto direto com a prática clínica.
A parceria, formalizada através de protocolo, reflete o compromisso da ULS do Nordeste em proporcionar oportunidades de aprendizagem em contexto real de trabalho, aproximando os estudantes da realidade assistencial da região. Para a instituição, este reforço de cooperação assume também uma dimensão estratégica, ao permitir dar a conhecer a qualidade dos serviços prestados e incentivar a fixação de jovens médicos no território.
A experiência tem sido valorizada pelos próprios estudantes que já passaram pela instituição. Uma das estagiárias, que escolheu a área de Ortopedia, destaca a possibilidade de acompanhar de perto o trabalho clínico nas urgências, observar diferentes técnicas e esclarecer dúvidas no terreno, classificando o estágio como “uma ótima experiência”.
Outro testemunho sublinha a importância de um estágio em Medicina Geral e Familiar, realizado numa Unidade de Saúde Familiar, onde foi possível executar exames físicos, participar em rastreios do cancro do colo do útero e assistir a procedimentos como a colocação e remoção de implantes subcutâneos. “Foram, sem dúvida, duas semanas muito importantes na minha formação enquanto futura médica”, refere a estudante.
Segundo a ULS do Nordeste, estes testemunhos confirmam a importância de proporcionar experiências práticas qualificadas, que complementem o ensino universitário e contribuam para uma formação médica mais sólida.
Com este protocolo, a instituição pretende também fortalecer a ligação aos jovens médicos ainda durante a licenciatura, criando condições para que, no futuro, possam escolher a região para exercer a sua atividade profissional.
A Redação,
Fotos: DR



















