As mesas de voto das eleições presidenciais encerraram este domingo às 19h00 em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira. Nos Açores, devido à diferença horária, o processo eleitoral termina uma hora mais tarde, à mesma hora local. O ato eleitoral mobilizou mais de 11 milhões de cidadãos, chamados a decidir quem será o próximo Presidente da República. A disputa colocou frente a frente António José Seguro e André Ventura, os dois candidatos mais votados na primeira volta.
De acordo com os resultados do sufrágio realizado a 18 de janeiro, António José Seguro obteve 31,11% dos votos, enquanto André Ventura alcançou 23,52%, números constantes no edital do apuramento geral. Seguro contou com o apoio do Partido Socialista desde a primeira volta, reforçado posteriormente pelos partidos à esquerda, surgindo em primeiro lugar no boletim de voto. André Ventura, líder do Chega, apareceu em segundo.
O universo eleitoral manteve-se idêntico ao da primeira volta, com 11.039.672 eleitores inscritos, representando um aumento de 174.662 eleitores face às eleições presidenciais de 2021.
Ficaram fora desta fase decisiva vários candidatos que participaram na primeira volta, entre os quais Luís Marques Mendes, Henrique Gouveia e Melo, Cotrim Figueiredo, António Filipe, Catarina Martins, Jorge Pinto, Humberto Correia, André Pestana e Manuel João Vieira.
Com o encerramento das urnas em todo o território nacional, aguardam-se agora os resultados oficiais que irão determinar o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência da República.
Jornalista: Vitória Botelho com LUSA
Foto: DR



















