A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe, até 31 de março, duas exposições que exploram diferentes formas de expressão artística: uma mostra coletiva de telas inspiradas em filmes de animação e uma coleção de esculturas criadas a partir de troncos de madeira.

A exposição De Tela a Tela, Cineviagens reúne 53 obras de artistas nacionais e internacionais, explorando uma diversidade de técnicas e estilos. A iniciativa propõe um encontro entre a pintura e o cinema de animação, criando diálogos visuais que reinterpretam produções cinematográficas.

“A ossatura desta exposição radica no (meu) interesse em divulgar o cinema de animação de cunho autoral, os artistas plásticos que dialogaram com ele, e na interrogação radical que ancorou esta viagem pela Criação”, explica Elsa Cerqueira, curadora da exposição. A mostra reflete a ideia de transportar personagens, cenários e emoções do ecrã para a tela, explorando novas leituras artísticas.

Já Puro e Bruto, do artista plástico Fernando Barros, apresenta 17 esculturas esculpidas em madeira. Natural de Amarante, o autor inspira-se em mitologias locais e no ato instintivo da criação, transformando a matéria bruta em peças que evocam poesia e simbolismo.

As exposições, organizadas pela docente Olinda Santana e pela Pró-Reitoria para a Cultura e Serviços de Documentação, podem ser visitadas gratuitamente na Sala de Exposições e no átrio da Biblioteca da UTAD, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 17h00.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: UTAD

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Artigo anteriorULS DO NORDESTE LANÇA PROJETO DE TELECONSULTAS PARA REFORÇAR CUIDADOS DE SAÚDE
Próximo artigoBORREGO DA CHURRA DA TERRA QUENTE EM DESTAQUE NOS RESTAURANTES DE TORRE DE MONCORVO