A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai atribuir mais de 50 bolsas aos estudantes das pós-graduações “Desastres Naturais e Redução de Riscos” e “Gestão de Fogos Rurais”, este ano letivo. A medida está enquadrada no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com o reitor da academia, “estas bolsas funcionam como um incentivo maior para atrair e capacitar pessoas que já estejam no mercado de trabalho e, assim, possam elevar as suas qualificações em áreas tão importantes para o nosso País”, salienta Emídio Gomes.

Numa altura em que Portugal se debate com riscos sísmicos e que as cheias assolam Brasil, Filipinas ou Nigéria, o estudo dos desastres naturais e da redução de riscos ocupa as prioridades das agendas nacionais e internacionais. Vocacionada para profissionais das instituições que compõem os Centros de Coordenação Operacional Nacional ou Distrital do sistema de Proteção Civil, a pós-graduação em “Desastres Naturais e Redução de Riscos” tem vindo a dar resposta à necessidade crescente de formar especialistas treinados no desenvolvimento de soluções que permitam mitigar riscos relacionados com os desastres naturais. Esta 5.ª edição decorrerá de 26 de setembro a 14 de junho de 2025.

Em colaboração com a Escola Nacional de Bombeiros, a pós-graduação em “Gestão de Fogos Rurais” capacita os seus estudantes para dar uma resposta eficaz à ameaça dos incêndios rurais, contribuindo para diminuir os riscos para a população e preservando e valorizando os recursos florestais. Esta formação permitirá adquirir conhecimentos em ferramentas de ajuda à decisão que tornem mais eficiente a cadeia da gestão do fogo, desde o planeamento à recuperação. 

Dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) revelam que 2024 é o ano com o menor número de incêndios e o valor mais reduzido de área ardida, desde 2014. No entanto, agosto foi o mês com mais área ardida, num total de 3.484 hectares. As aulas desta 2.ª edição da pós-graduação arrancam a 11 de outubro e terminam a 31 de maio do próximo ano.

O projeto “Impulso Adultos” na UTAD, que prevê ainda a atribuição de outro tipo de bolsas para formações não conferentes de grau, é financiado através do PRR num investimento de 525 mil euros.

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Artigo anteriorVÍDEO. “COM O FOGO NÃO SE BRINCA”: ENSINARAM OS JOVENS VOLUNTÁRIOS AOS MAIS NOVOS
Próximo artigoVÍDEO: ESTE FIM DE SEMANA PROVA-SE VINHO COM VISTA PARA A FOZ DO SABOR