No próximo dia 29 de setembro assinala-se o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, e Portugal tem um papel de destaque na luta contra este problema global. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através da docente Ana Novo Barros, coordena o projeto europeu WASTELESS, uma iniciativa financiada pela União Europeia com um orçamento de 5,5 milhões de euros.

O WASTELESS tem como missão desenvolver ferramentas e metodologias digitais inovadoras para quantificar e monitorizar o desperdício alimentar em toda a cadeia de valor, da indústria ao consumidor, com o objetivo de reduzir em 20% as perdas alimentares na União Europeia. Com duração de três anos, em vigor desde 1 de janeiro de 2023, estava previsto terminar este ano, 31 de dezembro de 2025, contudo “foi prorrogado até maio de 2026”, segundo a docente.

Numa entrevista exclusiva ao Canal N, Ana Novo Barros descreveu detalhadamente o projeto:

“Este é um projeto europeu, que conta com a participação de 17 parceiros internacionais, e no qual nós nos propomos a tentar diminuir o desperdício alimentar. Nós trabalhamos já em uma análise detalhada de quatro cadeias de valor, que são quatro cadeias de valor críticas em termos de desperdício alimentar, que é a carne, o peixe, frutas e legumes e cereais.”

O WASTELESS foca-se na criação de soluções concretas para medir as perdas em cinco setores-chave: indústria, retalho, restauração, consumidores e um produto alimentar específico. Os dados recolhidos servem para definir uma metodologia comum que apoie políticas públicas e práticas empresariais sustentáveis.

A coordenadora do projeto WASTLESS, Ana Novo Barros, com a investigação a decorrer no Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da UTAD, menciona alguns dos dados que foram sido adquiridos ao longo da análise, assim como as metodologias aplicadas para chegarem a tais conclusões.

“Nós estamos a tentar e já conseguimos identificar os pontos críticos de perda ao longo do ciclo de produção e também da parte do consumo destas quatro cadeias de valor. Entretanto, já desenvolvemos protocolos digitais, desenvolvemos sensores inteligentes, no fundo para que consigamos fazer a monitorização em tempo real, e já foram estudados em estudos de caso e esses estudos de caso abrangem o consumidor, restaurantes, cantinas, hipermercados, grandes e Supermercados e no fundo, nós estamos a trabalhar com essas ferramentas que desenvolvemos, aplicando em estudos de caso.”

Além de combater o desperdício, o projeto visa promover a economia circular, aumentar a segurança alimentar e contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente o ODS 12.3, que propõe reduzir para metade o desperdício alimentar até 2030. Na UTAD, foram implementadas várias alternativas que pretendem responder a este propósito:

“Estamos a desenvolver também uma caixa de ferramentas metodológicas, que no fundo, nos vai permitir ser aplicado às diferentes cadeias de produção. E já conseguimos também desenvolver indicadores de impacto ambiental e económico que nos mostram que a redução de 25% do desperdício alimentar nestes setores que eu falei, pode vir a gerar benefícios bastante significativos em termos de emissões de gases com efeito de estufa e custos de produção. Por isso, nós tentamos neste projeto, com os dados que já temos são no fundo, uma forma de criar uma oportunidade quer para a eficiência, quer para circularidade e sustentabilidade dos setores do sistema agro alimentar”.

A coordenação portuguesa deste projeto europeu representa um reconhecimento da capacidade científica da UTAD e uma oportunidade de impacto positivo para a região e para o país no combate a um dos maiores desafios ambientais e sociais da atualidade.

Jornalista: Vitória Botelho

Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorRICARDO MENDOZA APRESENTA SESSÃO EM MIRANDELA
Próximo artigoCULTURA, ACADEMIA E TRADIÇÃO MARCAM FIM DE SEMANA EM BRAGANÇA